Parece que algo deu errado e não foi possível carregar todas as informações
Para ter e manter uma clientela fiel, não basta mais “só” oferecer um produto de qualidade com um preço competitivo. Esta “regra de ouro” do varejo continua valendo, mas hoje, graças à internet e à propagação de informações e dados, o consumidor - para se tornar fiel a um lojista - exige um atendimento especial, que implica benefícios, relacionamento, troca de informações, esclarecimentos e confiança.
É uma construção que se faz com diversas ações praticadas paralelamente e constantemente. Aceitar diversas bandeiras e formas de pagamento, estar sempre atento às inovações de pagamento on-line, oferecer prazos e condições diferenciados aos clientes mais frequentes, disponibilizar catálogos digitais, atendimento on-line, ferramentas que possibilitem a realização de orçamentos a qualquer dia e hora da semana, são atrativos que aumentam seu potencial de se tornar o lojista favorito e preferido de um cliente.
Acompanhar de perto toda a jornada de compra do seu cliente é a chave do sucesso para torná-lo um fiel consumidor. Mas o que isso significa? Significa se colocar no lugar dele desde o momento mais inicial, aquele em que ele procura um produto da sua loja ou descobre que precisa de um produto da sua loja, até depois que ele faz a compra deste produto, para confirmar a sua satisfação tanto com o que comprou, como com a forma como comprou e foi atendido.
Este trajeto é um longo caminho com etapas onde você pode ter diferenciais e atrativos que sua concorrência pode não oferecer. É aí que está seu potencial de fidelização.
Oferecer produtos de qualidade com preços competitivos é o ponto de partida e uma “regra de ouro” do varejo que vale até hoje, garante vendas, mas não fidelidade. É importante construir uma base de clientes fiéis para ter estabilidade na rentabilidade da sua loja.
Segundo o especialista de marketing, Philip Kotler, conquistar novos clientes pode custar de 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes que você já possui. Ou seja, apostar na fidelização é uma estratégia vantajosa e rentável, sendo que clientes fiéis, além de consumir, atuam como divulgadores da sua loja. Fazem o famoso “boca a boca”.
Aceitar diversas opções de bandeiras e tipos de pagamento é um item que amplia sua rede de clientes e a possibilidade de fidelizá-los. A Getnet é a parceira perfeita para soluções múltiplas, flexíveis e viáveis para diversos portes de loja.
A empresa oferece máquinas fixas e móveis, assim como integração de TEF (sistema de pagamento via transferência eletrônica) ao sistema de automação das lojas, além de máquinas sem fio extras para utilização no sistema de entregas de mercadorias.
A Getnet também disponibiliza soluções completas de comércio on-line, como a loja digital. Sem perder tempo, nem fazer um grande investimento, o lojista tem acesso a uma infraestrutura de loja on-line profissional, sem limite de acessos, fotos e produtos. Acessando o site da plataforma, através de um processo intuitivo, é possível abrir e customizar a loja, já com as soluções de pagamentos eletrônicos da Getnet integradas. A loja digital também engloba um robusto sistema antifraudes, simulação de frete na página do produto, otimização para navegação por celular para seus clientes efetuarem compras através de seus telefones celulares e ferramenta de gestão para os lojistas administrarem suas vendas.
Segundo o levantamento global Internet Trends Reports, 82% dos consumidores param de fazer negócio com uma empresa depois de experiências ruins. Outra pesquisa, realizada pela Opinion Box, apontou que 53% dos brasileiros já se sentiram desrespeitados por marcas ou empresas. Que lição tiramos disso?
Se colocar no lugar do seu cliente é fundamental para atingir bons índices de excelência no atendimento e ter eficiência. Outros dois dados que nos ensinam é que 76% dos brasileiros se consideram fiéis a alguma marca ou empresa (Opinion Box), e que uma loja com bom atendimento e operações eficientes chega a ter até 65% da sua renda advinda de clientes assíduos. Portanto, a dica número 1 é: treine sua equipe de vendas para que ela encante seus clientes. Estarem atentos às preferências e às necessidades de cada cliente para realizar um atendimento personalizado é o ponto de partida para que este cliente desenvolva um vínculo afetivo com a sua loja.
Dica 2: cuide dos clientes que já são fiéis. Organize o cadastro destes clientes em um banco de dados simples para que possam ser ativados com facilidade e realize ações especiais para eles. Antecipar lançamentos, oferecer condições e descontos especiais, lembrar de seus aniversários. Demonstre com ações e atitudes, como estes clientes são importantes para você.
Dica 3: ouça sua clientela. Mantenha canais que permitam a interação de formas diversas e use estes retornos para implementar melhorias, incluir produtos no seu mix, orientar vendedores, mudar processos financeiros, entre outros.
Dica 4: dê atenção à experiência. Não importa o porte da sua loja, sempre é possível oferecer e aprimorar a experiência do seu cliente. Essa experiência pode ser tanto compartilhar informações sobre uso correto de ferramentas na pintura com um vendedor fazendo um workshop até um catálogo digital no WhatsApp Business, a distribuição de uma amostra a um pequeno grupo de profissionais de obra marceneiros de um lançamento da área. Seja criativo. Sua ideia pode ser presencial ou digital.
Dica 5: monitore suas ações, reúna informações e use como estratégia. Atualmente existem diversos programas gratuitos que permitem que você possa visualizar dados de como sua ação foi recebida, por quem, qual o perfil e isso tudo é uma informação importante para as suas próximas ações. O Google Meu Negócio é muito intuitivo e permite isso.
Pronto para colocar o seu cliente no topo e conquistar a sua fidelidade?