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Marketing Pessoal

Não importa se você é lojista ou vendedor de loja, investir em sua “marca pessoal” é um diferencial com cada vez mais importância no mercado.

O marketing pessoal ou marca pessoal é um conjunto de ações que usam recursos de marketing para fazer com que as pessoas tenham uma percepção positiva sobre um indivíduo, ou seja, como você é visto e avaliado.

Para dar início a esta empreitada, é fundamental ter um objetivo claro de como quer sua imagem pública e montar um plano de ações.

Definido o ponto de início, é hora de colocar em prática as mudanças que farão com que você deixe de ser mais um na massa. Valorize suas habilidades, neutralize seus pontos fracos e molde o que precisa ser moldado.

Existe um ditado popular que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. Seguindo esta máxima, vamos começar apresentando dois profissionais do segmento de construção civil, que trabalham muito bem seu marketing, suas marcas pessoais.

Felipe Oliveira tem um canal no You Tube, o SOS na Construção , com 111 mil inscritos e 9 milhões de visualizações, onde ensina diversas técnicas da construção civil, como calcular materiais, divulga seus serviços e indica contratações. Mostra sempre novidades de materiais, estilos e serviços.

Danilo Delmaschio tem um canal no Instagram, o O Empreiteiro , com 14,8 mil seguidores, onde mostra seu dia a dia, realiza lives, participa de eventos, mostra obras, materiais e tendências.

Os dois são exemplos do que é marketing pessoal. Não importa se você é dono de loja, vendedor ou profissional de obra, esta técnica lhe trará benefícios e poderá ser adequada à sua realidade. No caso, um vendedor utilizará uma imagem forte para alavancar sua carreira. Um lojista para atrair clientes para sua loja. Um profissional de obra para divulgar seus serviços.

Agora vamos às dicas de como começar a construir sua marca pessoal:

  • - Desenvolva sua postura
    A forma como você se expressa, como trata as pessoas ao seu redor, clientes e familiares, como realiza um atendimento, tudo isso diz muito sobre você e a forma como será notado, reconhecido e admirado por um grupo, a ponto de ser visto como um exemplo a ser seguido.

  • - Invista em sua imagem
    As pessoas tendem a notar e buscar inspiração em quem tem cuidado com as roupas que usam, com a forma como andam, como gesticulam. Mantenha coerência entre estes itens com seu objetivo.

  • - Fique bem informado
    Esteja sempre bem informado, procure atualizar-se sobre o mercado de uma forma ampla e multidisciplinar e seja reconhecido como fonte por clientes, amigos, funcionários e fornecedores.

Seu marketing pessoal está indo bem? Que tal avançar um passo além e apostar na abrangência do mundo digital para fortalecer sua imagem para um número maior de pessoas?

  • - Cadastre um perfil na rede social adequada ao público de interesse e conteúdo a ser compartilhado. Crie um perfil na rede social que mais atinge o público de seu interesse.

  • - Conteúdo relevante é a alma do negócio. Crie constantemente conteúdo atrativo, de preferência multimídia, para seu público de interesse. Quanto mais verdadeiro e autêntico você for, mais seus seguidores tendem a se engajar e interagirem com suas publicações.

  • - Base de contatos. Com um conteúdo mínimo e uma apresentação da proposta, faça a migração de contatos de todos os seus perfis antigos, e-mails e mailings, enviando convites e exportando contatos quando houver essa possibilidade.

Para encerrar, anote o que você NÃO deve fazer.

  • - Falar só de você - Marketing pessoal não é promoção pessoal e você tem que entreter seus seguidores, não entediá-los, nem provocar reações negativas ou percepções de que você é um mero exibicionista.

  • - Ser invasivo, inapropriado - Tenha controle e seja organizado ao ativar sua base. Não envie convites duplicados ou que não façam sentido para determinados grupos e pessoas.

  • - Não responder seguidores - Cativar o público e construir uma imagem forte exige responsabilidade. Abandonar seus seguidores, mesmo que por falta de tempo, é uma atitude ruim. Há meios de resolver isso, mesmo que não seja pessoalmente. Conte com a ajuda de terceiros, se necessário.

  • - Ser incoerente - Atualmente não há mais espaço para falar coisas e se comportar de forma diferente. Não construa sua imagem sobre areia. Faça somente o que estiver em alinhamento com o que você é de verdade. Do contrário pode ter que pagar um preço bem alto lá na frente.

Esperamos que tenha gostado e conte com a Juntos Somos Mais para sempre fortalecer você e seu negócio!