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Dois mil e vinte e um começa com o desafio de mantermos o varejo da construção civil como um dos setores que impulsionam a economia do país. As perspectivas, segundo consultores das empresas GFK e E2 Economia, são de um ano que exigirá dedicação, resiliência, mas que oferecerá oportunidades, devido ao cenário macro em que o setor está inserido. Não será um ano fácil, mas há para o varejo de Matcom boas possibilidades. Confira as principais:
Especialistas alertam: planejamento será fundamental para este ano. O 1º semestre exigirá resiliência e boa gestão de recursos. Investir em digitalização e automação de processos e da gestão, além de um olhar atencioso para o estoque. O mercado ainda trabalha com prazos estendidos para a entrega de alguns itens, outros estão com menor consumo, enfim, 2021 não é um ano para fazer tudo igual, mas para planejar, revisar cada ponto com antecedência.
Estimule e aumente a demanda apostando em produtos que estão em alta no momento:
Estratégias para aproveitar este bom momento de dois setores ligados ao varejo de Matcom podem ser diferenciais em 2021. Independentemente do porte da sua loja, você poderá se beneficiar disso. A questão regional é fundamental aqui. Procure conhecer os novos empreendimentos e as obras da sua região. Invista em mídia não tradicional e com este foco. Vale anunciar em embalagens de padarias do seu bairro, distribuir cupons de desconto e até mobiliário urbano.
O comportamento do consumo está pulverizado e o varejo precisa andar com o consumidor. Estar presente em marketplaces aumenta sua visibilidade para novos clientes. Oferecer alternativas de atendimento e vendas fideliza clientes, que têm uma percepção de personalização, de adequação às suas necessidades.
Potencialize seu alcance, vendas e comissões com a combinação do varejo físico com o on-line. Não existem mais barreiras entre loja física e canais digitais. Atualmente o varejo escolhido pelo consumidor é o que entrega confiança, praticidade e simplicidade, ou seja, encurtar distâncias, prazos, facilitar a escolha de produtos. Seu cliente não sabe qual é o modelo do registro? Peça uma foto por WhatsApp, faça o atendimento imediato, passe o PIX da loja e entregue em sua casa.
Há um crescimento da demanda de serviços e isso pode ser uma oportunidade e tanto. Essa é uma tendência mundial e que pode ser usada para potencializar rendimentos em 2021. Oferecer aluguel de equipamentos, fazer parcerias com empresas que tenham afinidade com materiais de construção, como empresas de reformas ou automação. São diversas possibilidades tanto para consumidores quanto para profissionais de obra.
Para quem está fazendo o planejamento de 2021 e quer informações mais aprofundadas, pode acessar o vídeo completo da live que realizamos com os consultores das empresas GFK e E2 Economia, clicando aqui.
Estamos juntos para fazer de 2021 mais um ano em que o varejo da construção civil será um destaque na economia do nosso país.
#JuntosSomosMais