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A demanda pela compra remota, ou seja, aquela que não acontece na loja física aumentou consideravelmente. Segundo dados apurados pela Juntos Somos Mais, subiram em apenas um mês, no comparativo entre maio e junho, de 47% para 61% o número de lojas que passaram a fazer vendas remotas com entrega e de 12% para 31% as lojas que passaram a vender remotamente com retirada dos produtos.
A boa notícia é que existem muitas empresas contribuindo para este movimento de digitalização do varejo da construção civil e separamos duas soluções para você começar a vender online:
Solução 1 - Criar sua loja digital
Um bom caminho para quem precisa começar do zero é a Loja Digital Getnet, plataforma para comércio online oferecida pelo Santander. De forma fácil, rápida e econômica, você tem à sua disposição uma infraestrutura profissional, sem limite de acessos, fotos e produtos para vender a semana inteira, 24 horas por dia. Acessando o site da Loja Digital Getnet, basta seguir um processo intuitivo para abrir e customizar sua loja online, que já conta com as soluções de pagamentos eletrônicos da Getnet, oferecendo as principais bandeiras e parcelamentos em até 12x sem juros para seus clientes, e taxas justas para você. A plataforma também engloba um robusto sistema antifraudes, simulação de frete na página do produto, otimização para navegação por celular, para seus clientes efetuarem compras por meio dos seus telefones e ainda uma ferramenta de gestão para administrar vendas físicas e remotas de forma mais automatizada.
Saiba como começar: https://site.getnet.com.br/loja-digital/
Solução 2 - Vender por meio das redes sociais e aplicativos
Você pode explorar o WhatsApp Business, versão comercial do aplicativo que você já conhece, porém com recursos voltados para o comércio. Você pode inclusive transformar seu whatsapp pessoal em business para aproveitar os contatos. Com ele, é possível criar catálogo dos produtos, divulgá-los e atender de forma rápida e eficiente seus clientes com o uso de ferramentas de memória de mensagens mais usadas, mensagens de saudação, mensagens programadas quando não há equipe de atendimento. Google Meu Negócio e páginas do Facebook junto com o recurso de Messenger são outras redes muito utilizadas para vendas remotas e ações promocionais como ofertas, divulgação de lançamentos, distribuição de cupons de desconto, vales sazonais, kits especiais, entre outros.
Para que a venda neste canal online seja bem-sucedida é importante escolher bem os produtos com melhor margem de lucro e com preço competitivo diante dos concorrentes. Outro ponto a ser observado são as dimensões e características para o transporte caso sua venda remota seja com envio e não retirada. O frete não pode inviabilizar a venda e desestimular o cliente diante de toda a sua loja.
Importante ter clareza de que fotos e informações são fundamentais para a venda online, já que diferente da venda presencial não haverá o complemento do vendedor de loja. Se houver essa oportunidade, ela será por exemplo em uma conversa de whatsapp onde terá que demonstrar eficiência e encaminhar rapidamente os dados do produto ou o link de um vídeo curto e sucinto que tire as dúvidas do seu cliente. Ou seja, você terá que ter estas informações e links salvos e sempre à mão em seu celular ou computador.
Preparar a operação, garantindo estoques, embalagens adequadas e parceiros para envio, assim como atender aos requisitos financeiros para que os marketplaces façam os repasses dos seus valores caso opte por esta solução, estar preparado para lidar com as demandas de pós vendas como trocas, reclamações e pedidos especiais para garantir boas avaliações. Isso tudo faz parte e é essencial no comércio online.
Sou vendedor de loja e me pergunto, o que muda em um relacionamento online?
Há muitas coisas que são iguais e outras que funcionam de forma específica no comércio online. A experiência do varejo segue para o mundo digital, mas existem alguns pontos específicos para dar atenção:
AGILIDADE - o atendimento digital e o consumidor online exige rapidez. Por isso, configure seu celular, tablet e fique sempre de olho nas mensagens e pedidos recebidos. Não esqueça que as ferramentas de mensagens de uso frequente podem ajudar bastante.
PRIVACIDADE - tenha cuidado ao ativar seus contatos e clientes. Não seja invasivo e inapropriado. Uma boa forma de saber é se colocar como cliente de outro segmento. Você gostaria de receber 5 mensagens por dia de uma loja?
FIDELIZAÇÃO - cadastrar aniversários e enviar mensagens de parabéns, cupons de desconto para itens que o cliente compra com frequência, sugerir um lançamento de uma linha que o cliente consome. Tudo isso feito com cuidado e de forma personalizada cativa uma clientela fiel.
EM DIA - compartilhe com seus seguidores fotos da equipe, de reforma da loja, novidades do sistema de entrega, a contratação de novos funcionários, novas marcas vendidas. Faça postagens que estimulem seus seguidores a participarem do seu dia a dia. Utilize um tom de voz leve, simpático, humano e que faça com que seus seguidores se aproximem e tenham apreço pela loja.
Quer saber mais? A Juntos Somos Mais capacita você através das lives e do Papo de Balcão. Fique de olho na nossa agenda e redes sociais ;-)
Outra boa fonte de informações é o portal VC Ajuda da Votorantim Cimentos.